terça-feira, outubro 31, 2006

Resumo do texto “El comportamiento de los consumidores de las artes escénicas y musicales”


O texto apresenta um estudo sobre o comportamento dos consumidores espanhóis relativamente aos seus hábitos de consumo musicais e artes cénicas. Os dados utilizados para o estudo provêem de um inquérito realizado por a Sociedad General de Autores y Editores para o ano de 1998.
O principal problema do estudo remete para a eleição do procedimento de classificação dos estilos de vida. Assim o modelo sugere a existência de quatro classes de consumidores com estilos de vida bem diferenciados, os esporádicos, os populares, os snobs e os omnívoros.
Segundo o estudo apercebemo-nos que a população espanhola tem um padrão de consumo esporádico e que se caracteriza por uma baixa assistência a quaisquer artes cénicas e musicais.
Por outro lado existem diferenças entre as várias classes. Por exemplo, os consumidores designados populares e snobs apresentam um estilo de vida unívocos mas oposto. Os consumidores populares revelam um gosto por manifestações culturais populares apesar de demonstrarem uma frequência de assistência média-baixa, o seu padrão de assistência é coerente com o consumo de diferentes espectáculos, no entanto é quase inexistente o hábito de “produtos artísticos ” mais cultos. Na outra face estão os consumidores designados snobs que demonstram um gosto pelas artes cénicas cultas, mas não tem interesse pelas artes relacionadas com a cultura popular . Apresentam uma frequência média de assistência as artes cultas.
Os consumidores omnívoros, apesar de só representarem 2% da população, apresentam um interesse por ambas as classes de produto, os cultos e os populares. São também eles que assistem em maior número a manifestações culturais em com maior frequência. Assim, os resultados indicam que os hábitos dos espanhóis relativamente ao consumo deste tipo de artes está a evoluir no mesmo sentido que outros países da Europa.
Por último, deve ser apontado que os consumidores esporádicos detêm um certo peso no consumo de determinados espectáculos culturais como é o caso do teatro e concertos de música pop.


Bruno Valério
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