terça-feira, outubro 31, 2006

Resumo do texto “Les medias et leur publics – Le processus de l`interprétacion"



Este texto aborda a questão dos públicos enquanto problema tanto para os teóricos dos media como para os actores sociais.
Segundo o autor, estes problemas dão-se devido a duas grandes ilusões. A primeira é a ilusão de que estudando os media se estudam os seus públicos. A segunda ilusão é de identificar espaço público como a totalidade do público.
O autor faz então a classificação dos públicos segundo quatro vertentes.
O público como comunidade imaginada em que os media inventaram de certa maneira o conceito público para facilitar os seus propósitos; o público como massa em que os públicos adoptam um comportamento similar por conformismo e por medo do isolamento; o público identificado que se subdivide por dominados, economicamente dominantes e médios; e o público activo.
Segundo o autor, a interpretação dos produtos mediáticos por parte do público não é feita de uma só vez mas sim através de um processo de socialização. Assim, o primeiro passo é o espaço de interpretação. É destinado ao público e é a apresentação do produto no espaço social. É onde se formulam opiniões. O segundo passo é a interpretação e apropriação do produto. O terceiro e último passo é a interpretação e reestruturação onde se produz a visão final do produto.
Assim, todas as reflexões sobre os públicos exigem que abandonemos antecipações e estereótipos.


Denise Madeira
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