segunda-feira, dezembro 18, 2006

An introduction to McDonaldization

Começou como um pequeno restaurante familiar, tornou-se um dos símbolos da Fast-food, passando a ser uma empresa multinacional com lucros excepcionais. A forma como esta empresa trabalha, todos os mecanismos e métodos inovadores adoptado pela Mac Donalds tiveram uma forte influência em outras partes da sociedade mundial. O autor deste texto vai então explicar as causas do sucesso desta empresa e as alterações provocadas pelos métodos inovadores da McDonalds.

Causas para o sucesso da McDonalds:
-Eficiência - Rapidez do serviço e certeza de satisfação
-Calculabilidade - Relação preço-qualidade, comparação entre o tempo gasto na deslocação e consumo com o tempo da confecção de uma refeição caseira .
-Previsibilidade - Certeza de que o serviço de qualquer restaurante desta cadeia será igualmente satisfatório
-Controlo - Controlo emocional do consumidor através de técnicas de Marketing segundo parâmetros e através de formas de adaptação á socidedade actual

Apesar dos pontos positivos referidos, há pontos negativos como a excessiva massificação da fast food, que veio alterar os hábitos alimentares da população gerando patologias a nível da saúde dos consumidores desse tipo de comida. Este tipo de restaurantes está a crescer por todo o mundo e os que mais têm sofrido de problemas de saúde relacionados com o excesso de consumo de “fast food” têm sido as crianças e os jovens. Por outro lado, as exigências da sociedade actual também contribuem para o maior consumo deste tipo de produtos, visto que se é exigido cada vez mais rapidez e eficiência e cada vez se liga menos á qualidade e ao tradicionalismo.
A questão que se põe é a seguinte: Fazendo o balanço dos aspectos positivos e negativos da McDonaldização, será que é um bom sistema para a nossa sociedade. Para além de prejudicar a saúde aos consumidores, vai destruindo aos poucos os restaurantes de comidas tradicionais, destruindo um bocado de cultura de cada país onde se encontra. Não seria melhor se fosse adoptado outro sistema pelas empresas Mcdonaldizadas que não prejudicasse tanto a saúde dos consumidores e das culturas onde se inserem e que mantivessem as qualidades que caracterizam os seus serviços, uma solução que fosse proveitosa para todos.
Free Counter
Free Counter