segunda-feira, dezembro 18, 2006

Resumo das aulas de públicos e audiências a partir do mês de Novembro

A primeira aula teórica de Públicos e Audiências, do mês de Novembro iniciou-se a 7 de Novembro e a matéria dada foi essencialmente a McDonaldização da sociedade. Nesta mesma aula falou-se das características da McDonaldização, conceito que nos dias de hoje se pode aplicar a várias áreas da sociedade. Algumas das características são: a velocidade dos serviços; os baixos preços e a pouca variedade de escolha. Falou-se também dos elementos que George Ritzer atribui a este conceito, que são:
  • Eficiência
  • Calculabilidade
  • Controlo
  • Estandardização
  • Homogeneidade

Nas aulas seguintes tratou-se do tema “Centros comerciais” e deste conceito associados com outros: cultura de massas e públicos de massa. Falou-se da maneira como os centros comerciais podem afectar a cultura de certas cidades, roubando clientes ao comercio tradicional e pessoas aos centros históricos. Foram também referidas maneiras de estudar os clientes dos centros comerciais:
  • Mall tracking- estudo quantitativo feito uma vez por semestre através de inquéritos;
  • Geotracking- inquérito feito uma vez por ano através de telefone;
Também foram referidas as tipolgias de públicos de supermercado, dividindo-se por definições que assentam mais numa explicação de ordem psicológica ou por ordem sociológica.
No primeiro tipo de definições temos:
  • Racionais e equilibrados;
  • Interessados;
  • Ambiciosos;
  • Passeantes/sociais.
No segundo tipo de definições temos:
  • Compulsivos;
  • Esporádicos;
  • Os que andam na moda.
Em aulas posteriores falou-se também de temas como o estudo das audiências televisivas, aqui referiu-se a idade, a cidade, a classe e o horário das programações como variáveis que influenciam a TV. Falou-se da telenovela como fenómeno televisivo que combina artes como a lieratura, cinema, teatro e música. Falou-se da história da televisão portuguesa, desde a altura em que havia só um canal público, em que a televisão era mais educativa, da evolução com o aparecimento de canais privados como a SIC que tinha um contrato com a TV Globo brasileira, permitindo-lhe passar telenovelas brasileiras, o que ajudou a tornar-se líder de audiências em 1995. A televisão começa a ser segmentada para a maioria constituída por classes baixa e média baixa. A televisão passa por um período de decadência com os reality shows.
Posteriormente, já nas ultimas aulas falou-se de diferentes definições de públicos por diferentes autores como Pierre Sorlin, Daniel Dayan e Jean-Pierre Esquenazi.
Daniel Dayan define público através da teoria de Pierre Sorlin e enumera as seguintes características para definir o conceito:

  • Constituído por um meio
  • Capacidade de libertação interna
  • Capacidade de performance
  • Autores defendem valores
  • Gostos traduzidos em exigências
  • Existência sobre forma relativa
Daniel Dayan distingue ainda:
  • Publico de fãs
  • Público de Tv cerimonial
  • Públicos de elites dos media eurpeus
  • Público dos media de imigração

São também referidas as definições de quase-público e não-público de Jean-Pierre Esquenazi.
Free Counter
Free Counter