Resumo das aulas de públicos e audiências a partir do mês de Novembro
A primeira aula teórica de Públicos e Audiências, do mês de Novembro iniciou-se a 7 de Novembro e a matéria dada foi essencialmente a McDonaldização da sociedade. Nesta mesma aula falou-se das características da McDonaldização, conceito que nos dias de hoje se pode aplicar a várias áreas da sociedade. Algumas das características são: a velocidade dos serviços; os baixos preços e a pouca variedade de escolha. Falou-se também dos elementos que George Ritzer atribui a este conceito, que são:
Nas aulas seguintes tratou-se do tema “Centros comerciais” e deste conceito associados com outros: cultura de massas e públicos de massa. Falou-se da maneira como os centros comerciais podem afectar a cultura de certas cidades, roubando clientes ao comercio tradicional e pessoas aos centros históricos. Foram também referidas maneiras de estudar os clientes dos centros comerciais:
No primeiro tipo de definições temos:
Posteriormente, já nas ultimas aulas falou-se de diferentes definições de públicos por diferentes autores como Pierre Sorlin, Daniel Dayan e Jean-Pierre Esquenazi.
Daniel Dayan define público através da teoria de Pierre Sorlin e enumera as seguintes características para definir o conceito:
São também referidas as definições de quase-público e não-público de Jean-Pierre Esquenazi.
- Eficiência
- Calculabilidade
- Controlo
- Estandardização
- Homogeneidade
Nas aulas seguintes tratou-se do tema “Centros comerciais” e deste conceito associados com outros: cultura de massas e públicos de massa. Falou-se da maneira como os centros comerciais podem afectar a cultura de certas cidades, roubando clientes ao comercio tradicional e pessoas aos centros históricos. Foram também referidas maneiras de estudar os clientes dos centros comerciais:
- Mall tracking- estudo quantitativo feito uma vez por semestre através de inquéritos;
- Geotracking- inquérito feito uma vez por ano através de telefone;
No primeiro tipo de definições temos:
- Racionais e equilibrados;
- Interessados;
- Ambiciosos;
- Passeantes/sociais.
- Compulsivos;
- Esporádicos;
- Os que andam na moda.
Posteriormente, já nas ultimas aulas falou-se de diferentes definições de públicos por diferentes autores como Pierre Sorlin, Daniel Dayan e Jean-Pierre Esquenazi.
Daniel Dayan define público através da teoria de Pierre Sorlin e enumera as seguintes características para definir o conceito:
- Constituído por um meio
- Capacidade de libertação interna
- Capacidade de performance
- Autores defendem valores
- Gostos traduzidos em exigências
- Existência sobre forma relativa
- Publico de fãs
- Público de Tv cerimonial
- Públicos de elites dos media eurpeus
- Público dos media de imigração
São também referidas as definições de quase-público e não-público de Jean-Pierre Esquenazi.
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